Buscar

Leão Marinho avistado no sul do Brasil!

Na manhã do dia 31 de Dezembro de 2019 foi avistado um leão marinho em Florianópolis-SC. O animal repousava e tomava sol em uma pedra quando foi flagrado pela equipe da Tatauga Dive. Os leões marinhos são mamíferos que possuem o corpo liso, focinho com bigodes e quatro nadadeiras. Recebem esse nome porque o macho possui pelagem em volta do pescoço, lembrando uma juba do leão terrestre. Podem chegar a medir 2,5 metros com até 300 kg e sua dieta é composta por peixes, crustáceos, polvos e lula.



As colônias reprodutivas mais próximas localizam-se no Uruguai e Argentina, porém durante o inverno e a primavera não é incomum a presença de leões e lobos marinhos na costa sul brasileira. Isso ocorre pois após o período de acasalamento e nascimento dos filhotes (verão), os machos adultos afastam-se da colônia em busca de alimento; enquanto as fêmeas deslocam-se menos para que possam cuidar dos filhotes, os machos e juvenis percorrem distâncias maiores, podendo chegar ao sul do Brasil – uma significante área de alimentação para essas espécies.

Foto: NEMA - Núcleo de Monitoramento e Educação Ambiental

A associação R3 Animal, uma das instituições que executa projetos de monitoramento de animais em praias, desde o ano passado tem ciência de que uma colônia de cerca de 18 animais dessa espécie vive nos costões de Florianópolis. Segundo a R3, essa colônia é composta por animais com idade avançada que se afastaram do grupo dos mais jovens e, por consequência, das rotas migratórias.

Diferentemente das baleias e golfinhos, os leões marinhos necessitam de terra firme para repouso e descanso, por isso, se avistar um animal desse não se deve tentar colocá-lo na água ou molhá-los.


Foto: NEMA - Núcleo de Monitoramento e Educação Ambiental

Foto: NEMA - Núcleo de Monitoramento e Educação Ambiental

Apesar de não oferecerem perigo a humanos, caso aviste um animal deste tipo na praia ou costões, é indicado não se aproximar ou perturbá-lo, pois ao se sentirem acuados podem representar risco à segurança ao tentar se defender. Evite tirar fotos com flash, barulhos e proximidade.

Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade, em casos de avistamento de animais marinhos em Florianópolis a associação R3 Animal deve ser acionada no telefone 0800 642 3341, para maiores informações o facebook da R3 pode ser consultado também. Já para avistamentos feitos desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro, o Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) também atende pelo 0800 642 3341.


E você? Já avistou algum animal marinho nas praias do Brasil? Conta pra gente nos comentários! Vem com a gente respirar embaixo d´água!

0 visualização
Contato

Fone: 11-99309-1322

Rua Maria Regina Giunco, 200 - Bosque,  Vinhedo

Campinas, Valinhos, Vinhedo e Região

CNPJ:23.302.093/0001-04

Conecte-se conosco
2015-naui-dod-logo_member.jpg

Trabalhamos com o conceituado padrão de ensino NAUI

O oceano é uma parte integral de nossas vidas. Nós só estamos vivos por conta do ar puro e da água que ele oferece

© by Tatauga. www.tataugadive.com.br