Buscar

Tubarão Baleia avistado em Arraial do Cabo - RJ

Atualizado: 26 de Fev de 2019

Essa semana tivemos a visita de um Tubarão Baleia no mar de Arraial do Cabo, no dia 20/02/19. Mergulhadores flagraram o animal na Ponta Leste da Ilha do Farol e o vídeo ganhou destaque nas redes sociais. A noticia completa foi publicada pelo site G1 e você pode conferir mais detalhes do encontro. (https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2019/02/21/mergulhadores-flagram-especie-de-tubarao-nas-aguas-do-caribe-brasileiro-no-rj-video.ghtml)

Frente a grande repercussão e motivado pela visita do gigante marinho, resolvemos escrever um pouquinho mais sobre o maior peixe do planeta. Dóceis, como animais de estimação, os Tubarões Baleias são inofensivos aos seres humanos, eles se alimentam principalmente de plâncton, através de filtração. Vivem em águas quentes e de clima tropical. O maior espécime confirmado tinha comprimento de 12,65 m e peso de cerca de 21,5 toneladas. Existem registros não confirmados de avistamento de um animal com cerca de 20 m e peso em torno de 34 toneladas na China. Estimativas sugerem que eles vivem aproximadamente 70 anos, contudo é complexo determinar a longevidade exata.

Não são raros os casos onde eles aceitam a cooperação de seres humanos principalmente para livrar-se de redes de pesca, como pode ser visto nesse vídeo:



Infelizmente essa espécie tem enfrentado muitos desafios e estudos apontam que sua população diminuiu 63% nos últimos 75 anos.

O tubarão baleia é encontrado em quase todos os mares do planeta, considerado uma espécie pelágica, vive em mar aberto, e é conhecido por se encontrar em grupos de 10 a 500 indivíduos em lugares específicos do planeta. De acordo com um artigo publicado pelo site The Conversation, eles se reúnem em 20 pontos ao redor do globo, o site afirma ainda que essas regiões apresentam características em comum, áreas com águas quentes, pouco profundas e próximo a grandes declives de profundidade. As regiões profundas do oceano possuem grande quantidade de nutrientes e de acordo com os pesquisadores esses locais atraem animais filtradores. Os tubarões baleia chegam a mergulhar a quase 2.000 m para se alimentar de plâncton e lulas, nessa profundidade encontram águas de aproximadamente 4ºC, quando retornam as águas rasas e tropicais os animais encontram o ambiente ideal para realizar a regulação térmica. Dentre os 20 locais citados pelo site estão na lista famosos destinos de mergulho como Maldivas, México, Austrália entre outros. A presença desses gigantes do mar atrai um grande número de turistas e gera um importante movimento na economia local.


Photo by Sebastian Pena Lambarri on Unsplash

E aí? Quer mergulhar também com os Tubarões Baleia? A Tatauga promove viagens e excursões para diversos locais onde podemos encontrar esses magníficos animais e muitos outros habitantes do oceano. Vem com a gente respirar embaixo d’água!

443 visualizações
Contato

Fone: 11-99309-1322

Rua Maria Regina Giunco, 200 - Bosque,  Vinhedo

Campinas, Valinhos, Vinhedo e Região

CNPJ:23.302.093/0001-04

Conecte-se conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube

2015-naui-dod-logo_member.jpg

Trabalhamos com o conceituado padrão de ensino NAUI

O oceano é uma parte integral de nossas vidas. Nós só estamos vivos por conta do ar puro e da água que ele oferece

© by Tatauga. www.tataugadive.com.br