Buscar

Por que o Oceano é tão importante?


Vamos fazer uma reflexão prática?

Conscientemente, INSPIRE e agora EXPIRE. Mais uma vez, INSPIRE e agora EXPIRE.


Cada segundo que você respirou, vem do OCEANO!


Agora feche os olhos e memorize a última vez que esteve em contato com a água do mar.

A sensação de bem-estar que você sentiu ocorre porque o oceano tem o poder de reduzir o estresse, relaxar e revitalizar.


Muitas pessoas olham para o oceano e enxergam apenas água, mas não é somente isso, ele é fonte de VIDA, é um sistema que fornece suporte e garante a nossa existência.


Estamos conectados com essa imensidão azul mais do que imaginamos; o oceano cobre mais de 70% do nosso planeta, é ele quem absorve cerca de 1/3 do gás carbônico que lançamos na atmosfera, produz mais da metade do oxigênio que respiramos e é a principal fonte de sustento e alimentação para bilhões de pessoas.


Já ouviu aquela história que a Amazônia é o pulmão do mundo? Na realidade o oceano é o pulmão do mundo! O fitoplâncton é responsável pela produção de cerca de 54% do oxigênio disponível na atmosfera; esses seres fotossintetizantes em seu processo de produção de O2, desempenham outro papel importante no ciclo do carbono, o consumo de CO2 da atmosfera, transferindo enormes quantidades de dióxido de carbono para as profundezas do oceano. Além disso, o CO2 presente na atmosfera se dissolve na água do mar, formando ácido carbônico que é removido do sistema marinho através de organismos que fazer a extração para constituírem seus esqueletos e carapaças de carbonato de cálcio. O oceano é um dos maiores reservatórios de carbono do sistema terrestre, contendo até 54 vezes mais carbono do que a atmosfera.

As águas oceânicas têm papel fundamental na regulação do clima, absorvendo 98% do calor dos raios solares; as correntes oceânicas transportam o calor ao redor do mundo, do equador aos polos, e interagem constantemente com a atmosfera, o que faz com que o oceano atue como um dissipador de calor. É essencial também para o ciclo da água, quando o sol incide e evapora as águas oceânicas, não só se formam nuvens, mas também ocorre o aumento de temperatura e umidade do ar, criando o clima; as nuvens são carregadas para o continente, trazendo umidade e chuva, ou seja, água para a terra; sem este processo, a maior parte do nosso planeta seria deserto; cada gota de água que bebemos, tem relação com o oceano.





Não somos apenas os seres humanos que se beneficiam dessa exuberância de vida; a imensidão azul abriga a maior biodiversidade do planeta! Os habitats marinhos, como recifes de coral e mangues, fornecem defesas costeiras naturais e berçários para diversas espécies. A abundância de fauna marinha junto com a beleza do cenário da praia, atrai turistas e mergulhadores, que movimentam a economia local.


Quase 3 bilhões de pessoas têm como principal fonte de proteína o oceano; e mesmo as plantas, vegetais e animais terrestres, cresceram através do acesso à água produzida através do ciclo da água impulsionado pelo oceano. Tudo que você come está conectado ao oceano.


Nosso planeta e nossas vidas dependem da vitalidade do oceano, mesmo assim, nós humanos somos a maior ameaça para essa fonte de vida! Mais de 40% do oceano foi gravemente afetado, temos menos de 2% de áreas marinhas protegidas e não temos nenhuma área intocada. Estamos comprometendo a longevidade do oceano com práticas insustentáveis como agravamento da mudança climática global, poluição marinha, destruição de habitats marinhos, espécies invasoras e sobrepesca. Consequentemente estamos perdendo alimento, emprego e serviços ambientais essenciais que um oceano saudável oferece.


A boa notícia é que ainda está em tempo de revertermos esse processo destrutivo. Para isso, a ONU propôs a década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de mobilizar a comunidade cientifica, legisladores, empresas e sociedade civil para um programa de pesquisa conjunta e inovação tecnológica, visando a cooperação internacional para promover a preservação dos oceanos e gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.

Que 2021 seja somente o início para a conscientização mundial. Que comece a jornada para um oceano limpo, saudável, resiliente e sustentável!

Acreditamos que ações locais geram impactos globais! Vamos junt@s lutar por essa fonte de vida?



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo